Fique sabendo

De olho no futuro: gestão de projetos na Construção Civil

23/06/2023
Imagem ilustrativa de uma mesa coberta de projetos de enganharia civil. Embaixo, na esquerda tem duas mãos de pele branca. No topo, à direita, um capacete de obra amarelo. - conteúdo em De olho no futuro: gestão de projetos na Construção Civil

Se você já acompanhou de perto a construção de uma casa, certamente sabe que são múltiplas as etapas de uma obra. Muitas delas, inclusive, acontecem simultaneamente, o que torna projetos de todos os tamanhos em um grande desafio de gestão financeira e processos. No entanto, já são bastante difundidas no exterior metodologias para gerenciamento de obras, serviço que o nosso oficineiro, Douglas Henckes, já oferece em Lajeado-RS. De olho no futuro, a gestão de projetos na Construção Civil é um caminho para mais qualidade e economia nas obras.

Conforme Douglas, proprietário da Henckes Engenharia e Gestão – empresa coworker no Oficina670 – a cultura de gestão de obras ainda está em formação no Brasil. Por isso, um dos seus maiores desafios como empreendedor é mostrar às empresas locais que a metodologia pode ser parte da rotina das construtoras, trazendo benefícios que se estendem do planejamento, ao cumprimento de prazos e saúde financeira do projeto. “Todo esse trabalho passa por uma validação de sua aplicação. É algo que já está bastante difundido em outros países e estamos trazendo para cá”, explica.

Como funciona a Gestão de Projetos na Construção Civil?

Da mesma forma que o projeto de engenharia é pensado em todas as etapas, o processo de gestão de projetos acompanha todo esse trabalho desde o início. “A gente faz um estudo de planejamento antes de iniciar a obra, com cronograma, orçamento, custos. Mais do que isso, também identificamos potenciais riscos, buscando melhorias antes mesmo de iniciar a obra”, ressalta Douglas.

Finalizada essa primeira etapa, a Henckes Engenharia e Gestão acompanha o desenvolvimento do projeto mês a mês, sempre conversando com todas as pessoas envolvidas. “Como tem bastante equipes de terceiros e prestadores de serviço, nós centralizamos o planejamento para que todos ‘falem a mesma língua’, trabalhando no mesmo ritmo”. Tudo isso, afirma Douglas, resulta em um sistema de produção mais confiável, padronizado e efetivo.

Pequenas empresas fazem a diferença em grandes negócios

Assim como a Henckes Engenharia e Gestão, diversas micro, pequenas e médias empresas desempenham papéis importantes em negócios de maior porte. Isso porque as construtoras, por exemplo, dependem do serviço e insumos de diversas outras empresas para fazerem os projetos andarem conforme o previsto. Entre esses serviços, a gestão de projetos pode estar presente, dando suporte especializado no gerenciamento das demandas globais da empresa.

Como observado, o trabalho de uma pequena empresa pode conter custos e potencializar lucros de empreendimentos de maior porte. Para se ter ideia, segundo dados da pesquisa “A relação das micro e pequenas empresas com as médias e grandes empresas em São Paulo”, realizada pelo Sebrae, as empresas maiores constituem cerca de 21% do faturamento anual das micro e pequenas empresas. Ou seja, muitas marcas maiores já confiam aos empreendimentos menores a qualidade de muitos dos seus processos.

Nesta semana, por exemplo, o mundo celebra o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas em 2017, celebra e traz reflexões sobre a importância e o peso das empresas de menor porte à economia. Somente no Brasil, elas representam 30% do PIB nacional. Para se ter ideia, apenas em abril de 2023, elas foram responsáveis pela abertura de 84% das vagas de emprego formal no país. 

Aqui no Oficina670 Coworking, temos a honra de conviver e prestigiar o excelente trabalho de dezenas de empresas de pequeno porte. Através desta matéria com a Henckes Engenharia e Gestão, parabenizamos todos os empreendedores pelo trabalho transformador que tem realizado por aqui! 

Compartilhar com seus amigos nas redes sociais!